10 Princípios da Dieta Mediterrânica

10 Princípios da Dieta Mediterrânica

Desfrutar de um belo almoço de domingo, em família ou com amigos, faz parte da dieta mediterrânica. Esta dieta é considerada, desde 2013, como património imaterial da humanidade pela UNESCO e a convivialidade à volta da mesa é apenas um aspeto essencial desta dieta que representa a cultura, o ambiente, a história e a ruralidade da região. 

Segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, “a importância do padrão alimentar mediterrânico não assenta apenas em alimentos e nutrientes específicos, mas sim em como esses alimentos foram produzidos, cozinhados e, ainda, ingeridos de forma integrada em refeições”. 

Em Portugal, a Dieta Mediterrânica segue 10 princípios fundamentais, que estão fortemente ligados com a cultura e tradição do país.

Cozinhar pratos inseridos na dieta mediterrânica com alimentos frescos e de proximidade e o prazer resultante da partilha de uma refeição é característico da identidade dos povos mediterrânicos. Os pratos deverão ser realizados em linha com as porções da roda dos alimentos e os conhecimentos da pirâmide alimentar, de forma a tirar o melhor proveito de uma refeição saudável e sustentável. Curiosamente, uma vez que os povos mediterrânicos fazem as suas refeições a horas certas em ambientes relaxados, como a hora do jantar, a dieta mediterrânica tornou-se, assim, uma mais valia para a digestão dos alimentos, favorecendo o metabolismo. 

Outro ponto de destaque na dieta mediterrânica é a sazonalidade dos pratos, que reforça a sua versatilidade e a diversidade à mesa, em que os hortofrutícolas são elementos centrais. Com um forte teor de vitamínico e mineral, os hortofrutícolas como os frutos cítricos, as uvas, a romã, os figos, a ameixa, o pêssego, a maçã e a pera, mas também os hortícolas como a cebola, o alho, o pepino, e outros vegetais folhosos verdes, são a base desta dieta centenária. 

A dieta mediterrânica para além de privilegiar o consumo de pescado ao de carnes, e escolher o azeite como fonte principal de gordura, recorre à utilização de ervas aromáticas para o tempero dos pratos, reduzindo assim o consumo de sal. 

Em Portugal, integrar uma dieta mediterrânica na rotina é fácil, uma vez que os alimentos sazonais são de fácil acesso e, em família, pode tornar-se uma tarefa entusiasmante. Junte-se aos pequenos para descobrir mais sobre os alimentos utilizados na dieta mediterrânica, com a ajuda da nova roda dos alimentos. De seguida, desenvolva uma ementa semanal que inclua alimentos frescos e de época.