Consumo Responsável e Consciente no Supermercado

Consumo Responsável e Consciente no Supermercado

Adotar comportamentos sustentáveis é também tornar-se responsável e consciente no momento das suas compras.

Estima-se que até 2050 seja necessário produzir mais 60% de alimentos para responder às necessidades da população. No entanto, são mais de 900 milhões de pessoas que passam fome e o desperdício alimentar é responsável por 8% das emissões de gases com efeito de estufa. 

As nossas decisões individuais têm, porém, um grande efeito global, principalmente no supermercado. 

Assim, sugerimos algumas ações que podem tornar o seu consumo mais responsável:

Faça uma lista de compras

O primeiro passo para um consumo consciente é pré-estabelecer as suas necessidades. Ao realizar uma lista de compras com os alimentos e produtos em quantidades que irá realmente necessitar está não só a poupar na fatura final, como evitar a produção excessiva de alimentos e produtos e consequente desperdício dos mesmos. 

Privilegie as compras frequentes

Privilegie as compras semanais ou quinzenais. Deste modo previne que os produtos percam a validade e sejam desperdiçados.

Compre a granel 

Segundo os números do INE e do Eurostat, cada família em Portugal desperdiçou, em 2020, cerca de 124 quilos de comida por habitante. Deste modo, ser consciente das porções e quantidades que irá necessitar de cada alimento e ou produto, evitará o seu desperdício. 

Escolha alimentos sazonais, orgânicos e locais

Ao optar por alimentos sazonais, biológicos e locais está a contribuir para a diminuição de emissões de gases com efeito de estufa e a proteger os recursos naturais, como a água, uma vez que estes produtos estão inseridos em cadeias de distribuição curtas.  

Opte por empresas sustentáveis

São vários os selos e certificados que garantem que os produtos que adquirimos nos supermercados são produzidos e distribuídos de formas sustentáveis. A certificação EU Bio reconhece a produção biológica e rotulagem de produtos biológicos que chegam até nós. Para além dos produtos Bio, devemos também procurar outras certificações de origem sustentável, especialmente nos produtos cuja matéria-prima é considerada crítica do ponto de vista da sua exploração, condições de trabalho, impacto ambiental, sustentabilidade do ecossistema ou direitos humanos. Poderá encontrar nos produtos de supermercado habituais, os selos de organizações externas que garantem estes requisitos, tais como: FairtradeRainforest AllianceUTZMSCASCFSC, entre outros.

Evite embalagens desnecessárias e sacos de plástico

Até 2030, a Comissão Europeia pretende acabar com as embalagens de plástico descartáveis na União Europeia. 

Privilegie sacos reutilizáveis. Os sacos de pano, por exemplo, para além de originais, são uma solução tanto para levar as suas compras até casa, como para guardar a fruta. 

Reaproveite alimentos e produtos

Mesmo antes de comprar, pense de que forma poderá tirar o melhor proveito de todos os alimentos e produtos que irá necessitar. Procure novas receitas para evitar que as sobras dos alimentos sejam desperdiçadas e dê novas vidas aos produtos e embalagens, podendo sempre optar por comprar recargas e outros tipos de estratégias para reduzir os seus resíduos domésticos. 

Inclua as crianças

A melhor forma de transmitir comportamentos sustentáveis aos mais pequenos é incluí-los nas pequenas decisões. Para além de ideias criativas, ajudar-lhe-ão a lembrar-se de mais dicas sustentáveis. Agora que já sabe, está na hora de fazer a lista da semana: em conjunto com as crianças, faça uma lista de compras e pense de que forma poderá continuar a ajudar o planeta enquanto se torna um consumidor responsável e consciente.