Há 5 Rs em Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma palavra muito grande. É a palavra que nos faz pensar no que nos rodeia, uma palavra que levanta dúvidas, mas também traz respostas. E são estas dúvidas que se respondem em família, porque todas as ações que praticamos têm consequências, porque queremos o melhor de quem está à nossa volta, mas, acima de tudo, porque em família é mais divertido.
A sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é um conceito muito abrangente. De acordo com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, O desenvolvimento sustentável é um modelo de desenvolvimento que permite às gerações presentes satisfazer as suas necessidades sem que com isso ponham em risco a possibilidade de as gerações futuras virem a satisfazer as suas próprias necessidades”. Resumindo, a sustentabilidade é a resposta à pergunta: como podemos levar uma vida plena, sem comprometer o futuro?
A sustentabilidade é difícil de definir, mas há algumas práticas que nos ajudam a entendê-la melhor e a torná-la real. Uma dessas práticas é a política dos 5 Rs. Nesta política, cada R corresponde a uma atitude, um comportamento que nos guia em direção à sustentabilidade. Esses comportamentos são:
Repensar os nossos comportamentos e consumos para que possamos tomar decisões em prol do desenvolvimento sustentável e não apenas para benefício pessoal.
Por exemplo: Um saco, quer seja de plástico, pano ou papel, serve o mesmo propósito para nós, mas se pensarmos qual o melhor para o planeta, o que durar mais tempo é a melhor opção.
Recusar tudo o que não precisamos ou que tem outras alternativas mais amigas do ambiente.
Por exemplo: Se podemos beber a nossa bebida num copo, será que precisamos de uma palhinha? Mesmo que seja de cartão, a palhinha terá impacto no planeta. O melhor é recusar.
Reduzir o nosso consumo e a nossa pegada de carbono, mudando os nossos comportamentos de modo a que a nossa pegada seja o mais reduzida possível, por consumirmos o que é realmente necessário e evitarmos o desperdício.
Por exemplo: Se há algum produto que consumimos diariamente – como iogurtes ou sumos de fruta – porque não fazê-los em casa? Reduzimos o impacto das embalagens e ainda conseguimos fazê-los ao nosso gosto.
Reutilizar o máximo que conseguirmos. Porque muitas vezes os objetos que usamos podem ter outras vidas e um grande potencial. Se formos criativos o suficiente, seremos capazes de usar o mesmo objeto várias vezes e para muitas utilidades diferentes.
Por exemplo: Uma escova de dentes usada, pode servir muito bem para limpar os nossos sapatos e outras superfícies mais delicadas.
Reciclar sempre e corretamente o que consumimos, para que os materiais possam ganhar uma nova vida e potencializar o seu uso ao máximo.
Por exemplo: Colocar todo o lixo nos respetivos contentores, incluindo as pilhas e as cápsulas do café.
A política dos 5 Rs é uma de muitas práticas que nos ajudam a guiar os nossos comportamentos, mas há muitas mais. O mais importante quando pensamos em sustentabilidade é entender o impacto de tudo o que fazemos, a nossa pegada, para que todos à nossa volta e todos os que vierem depois encontrem o mundo o mais limpo e saudável possível. Essa é a nossa responsabilidade e a nossa missão.
Para ter a certeza que a política dos 5 Rs ficou bem esclarecida, e para que não sejam apenas palavras numa folha, porque não estabelecer com a sua família um objetivo de boas ações?
Durante uma semana, terão de registar, diariamente, pelo menos uma ação que ajudou a tornar o mundo melhor e em qual dos Rs a ação melhor se enquadra. Quantas boas ações é que a sua família consegue registar ao final de uma semana?
Por exemplo:
“Hoje fiz um copo para os meus materiais de secretária, a partir de uma garrafa de água usada.” Hoje fiz uma boa ação e reutilizei!
“Hoje levei sacos reutilizáveis quando fui às compras, incluindo um saco especial para os legumes, para não usar sacos de plástico” Hoje fiz duas boas ações, repensei e reutilizei!