Parabéns aos vencedores da Turma Imbatível!
O projeto Turma Imbatível – Juntos mudamos o mundo, que visa promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, chegou ao fim com a escolha dos vencedores. O projeto, que contou com o envolvimento de mais de 300 escolas e mais de 26 mil alunos/as de norte a sul do país, premiou as melhores ideias para tornar o mundo um lugar mais saudável e sustentável.
Na categoria do 1º Ciclo, o primeiro lugar foi conquistado pela turma 3º CVP, da Escola Básica da Venda do Pinheiro, com o projeto intitulado “Heróis em Ação Juntos por um Sonho - Horta Biológica e Solidária”, que passa por realizar pequenos gestos diários para tornar o mundo mais saudável e sustentável.
Neste projeto, os/as alunos/as destacaram-se ao produzir produtos biológicos de qualidade sem impacto no ambiente, onde os únicos resíduos produzidos nos lanches escolares (restos de fruta e comida), depois de compostados, ajudavam a criar produtos hortícolas de qualidade, para serem colhidos e doados, com regularidade, às instituições que apoiam as famílias cadenciadas da localidade. O projeto contou também com a colaboração de um grupo de familiares, desde avós, pais, irmãos e, ainda, a comunidade local sempre que necessário, como por exemplo para a deslocação dos alunos à horta, na recolha de materiais e produtos necessários no seu desenvolvimento. Foram cerca de 30 famílias apoiadas pela escola que receberam, na véspera de Natal, um cabaz de couves portuguesas para a ceia. A turma 3o CVP provou que é possível mudar os nossos comportamentos e os/as estudantes demonstraram um compromisso notável com o ambiente. A turma foi a vencedora do prémio de 1 500€ para a melhorar o sistema de rega e sistema enérgico da horta de 146 m2 e 30 bilhetes para visitar o Jardim Zoológico.
Em segundo lugar, temos a turma M de 2º ano, da Escola Básica do Brejo, com o projeto “Iogurte (In)sustentável”.
Os/as alunos/as desta escola dedicaram-se a estudar o impacto ambiental causado pela produção e consumo de iogurtes, tendo sido registado que as crianças desta escola levam um total de 93 embalagens de iogurtes sólidos e líquidos por semana. Com base nas suas descobertas e implementando o ensino experimental das ciências, a turma passou a confecionar o seu próprio iogurte para comer ao lanche diariamente. Desde iogurte natural e saudável, com cereais, fruta ou granola, até batido de iogurte e bolo de iogurte. Foi também desenvolvida uma iogurteira em cortiça que, para além de evitar o uso das embalagens de plástico, não precisa de energia elétrica para fermentar o iogurte, pois dadas as características da cortiça, esta consegue manter o calor necessário dentro da iogurteira durante várias horas, para que se possa dar a fermentação do iogurte, tornando-o 100% sustentável.
Essa iniciativa despertou a consciência ecológica de toda a comunidade escolar e pretende alargar a ideia a todas as escolas do concelho de Oliveira de Azeméis, de Aveiro e de Portugal. Esta ideia recebeu com prémio 30 bilhetes para a turma visitar a Quinta Pedagógica de Aveiro.
Já na terceira colocação, a turma A de 1º ano da Escola Básica de Figueira de Castelo Rodrigo, destacou-se com o projeto "os Ajudantes dos Polinizadores".
Os/as alunos/as pretendem, através desta iniciativa, combater o problema da falta de polarizadores e o problema da extinção das abelhas. Em primeiro lugar, foram definidos objetivos como aumentar o número de habitats para insetos e sensibilizar os adultos para a importância dos mesmos. Durante a exploração do problema, foram discutidas quais seriam as possíveis causas para o mesmo, concluindo-se que são várias as razões: as causas humanas (uso de inseticida e pesticidas que contaminam a água, os solos e consequentemente as plantas); os incêndios (reduzem o alimento dos insetos e queimas as colmeias das abelhas) e a falta de alimento, isto é, de plantas. Após a identificação do problema, os alunos realizaram diversas atividades, como desenhar e criar fatos de abelha para o desfile de Carnaval, promovendo a sensibilização perante a comunidade geral. Com a ajuda das famílias, construíram também hotéis para as abelhas, com o objetivo de, posteriormente, monitorizar a existência de oferta de água junto aos mesmos.
Também foi organizada uma sessão de dúvidas com um apicultor e desenvolveram espantalhos em forma de abelha e zangão para o concurso de espantalhos promovidos pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo. A participação no concurso da Turma Imbatível teve como objetivo tornar o projeto sustentável no tempo, através da aquisição de equipamentos necessários para monitorizar os hotéis de insetos e de material de divulgação. Juntamente com o pódio, a turma recebeu 30 bilhetes para visitar a Quinta Pedagógica A Casa das Palmeiras.
No âmbito da Educação Pré-Escolar, a sala 1 do Jardim de Infância do Canhoso conquistou o prémio 1 500€ e 30 bilhetes para visitar o Aquário Vasco da Gama com o projeto "Roupa Velha e Estragada Pode Ser Reciclada".
Sob o mote “Roupa Rasgada Vida Renovada”, os/as alunos/as tiveram como objetivo levar as famílias e as crianças a pensar no velho como ponto de partida para algo maior. Assim, pretendeu-se levá-las a refletir sobre questões como que destino dar à roupa rasgada e como reciclar têxteis. Após reflexão, a turma chegou à conclusão que teria de fazer alguma coisa para ajudar o planeta. Perceberam que a roupa, seja de criança ou de adulto, pode ser entregue em locais específicos e que há outras soluções que permitem reciclar as peças que já não estão em condições de ser usadas. Para sensibilizar as famílias e a comunidade para esta realidade, desconhecida por muitos, a turma implementou um ponto de recolha de resíduos textos no Jardim de Infância. As “Re-use box”, desenvolvidas em parceria com a Empresa J. Gomes Lda, foram produzidas através de madeira reaproveitada de outras aplicações no ambiente industrial e podem ser colocadas num local acessível a toda a comunidade. Quando a caixa está cheia, é feita a recolha das peças de vestuário, com o objetivo de serem desfibriladas para dar origem a uma fibra multicor 100% reciclada. A participação no concurso tem como objetivo transformar a fibra reciclada num artigo que se destine a ajudar as comunidades desfavorecidas.
Não só os vencedores como todas as turmas envolvidas na edição 2022-2023 da Turma Imbatível mostraram dedicação, criatividade e um profundo compromisso com a preservação ambiental e alimentação sustentável. As suas iniciativas têm o potencial de inspirar outras escolas e comunidades a adotarem estilos de vida sustentáveis.